PALETA DE CORDEIRO

A ovelha, como nos referimos ao carneiro, é muito apreciada em todos os rincões do Rio Grande. Algumas regiões, é claro, têm maior preferência por essa carne, como é o caso dos pampas. Bagé, minha querida terra do coração, está entre os maiores rebanhos gaúcho e seu consumo começa ainda na tenra idade. Sugerimos para um almoço de domingo a "pá" de ovelha (paleta).

Ingredientes: 1 paleta de cordeiro (perna dianteira) com osso; 2 dentes de alho; 1 xícara de vinho branco seco; 1 lata de cerveja; 100 ml de vinagre de vinho branco; 1 colher (sopa) de mel; 1 masso de ervas frescas (alecrim, salvia, salsa, tomilho, hortelã, manjerona e orégano); 30 ml de molho de soja; 70 ml de vinagre balsâmico; suco de 1 limão; e sal fino a gosto.  

Modo de Fazer:  Coloque todos os ingredientes em uma assadeira alta e deixe marinar por duas horas. Levo ao forno coberto com papel alumínio por duas horas (200º). Retire o alumínio e asse por mais 1 hora  (180º) regando a cada 15 minutos com o suco do tempero. Não precisa virar. Sirva quando a paleta estiver crocante.