Nas galeterias eles são servidos em uma bandeja com carvão, como a demonstrada por uma das mais tradicionais do centro do Estado (Galeteria Vera Cruz, em Santa Maria).
A cozinha gaúcha é uma mistura de raças e tradições, onde o prato principal é servido com a lealdade e coragem deste povo destemido.
Tradição Gaúcha
O Rio Grande do Sul é um dos Estados que têm a temperatura mais baixa e o fogo de chão é uma das nossas tradições para manter o bagual aquecido, aconchegar os amigos e calientar o pago.
ANOTE AÍ
Estudos monstram que os flavonóides no vinho tinto exercem uma forte ação antioxidante em humanos, reduzindo a oxidação do colesterol LDL, melhorando a função endotelial e reduzindo a pressão arterial. O suco de uva tinto mostrou ser mais rico em flavonóides do que o vinho tinto, melhorou os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da aterosclerose, como a diminuição da agregação plaquetária, reduziu a pressão arterial e melhorou a função endotelial, porém, em alguns estudos, não evitou a oxidação do colesterol LDL.
CARTILHA DO BOM CHURRASQUEIRO
Modos de Temperar Existem três maneiras de temperar a carne para o churrasco: com o sal grosso, as marinadas e os temperos para pincelar. O sal grosso, considerado o método mais tradicional - e o mais correto -, e colocado na hora em que a carne vai para o fogo. As marinadas são temperos em que a carne fica de molho de um dia para o outro, tomando gosto. E os temperos para pincelar são misturas de ervas com sal e outros condimentos que o churrasqueiro vai pincelando durante o cozimento. Salgamento O Sal usado no churrasco é sempre o sal grosso. O ideal é salgar as carnes pouco antes de colocá-las no braseiro. O sal groso não penetra na carne, apenas o caldo do sal dá o equilíbrio. Quando a peça estiver quase no ponto, ainda na churrasqueira, bata com a lateral da faca para retirar o excesso de sal. Nunca use sal refinado, pois ele deixa a carne dura, seca e salgada demais. Selamento da Carne O selamento da carne consiste em uma técnica que pode ser considerada a mais importante etapa do churrasco pois permitirá que a mesma mantenha o máximo de suculência e maciez enquanto assa e depois de pronto. É através desta técnica que conseguimos conservar seus fluídos, conhecidos como sucos: uma mistura de sangue, proteínas e sais minerais que valorizam seu sabor e teores nutricionais. Para executá-la deve-se colocar a carne em uma rápida exposição, a altas temperaturas, de suas duas maiores áreas para que, com a sensibilidade de suas proteínas na região superficial, haja a retração. É como se com o calor a superfície da peça se transforme em um filme de PVC, evitando que seus líquidos saiam ou que entre por toda a sua volta mantendo todos os seus elementos internos intactos. Essa técnica é utilizada tanto nos grelhados como nos assados, em peças grandes ou pequenas. Carne Maturada Maturar é sinônimo de amadurecer. A carne fresca é embalada a vácuo e logo armazenada em uma câmara frigorífica à temperatura constante de -1 a 0 graus Cº, por um período de 20 a 30 dias aproximadamente.Isso faz com que algumas enzimas da própria carne agirem "quebrando" as fibras, tornando-a mais macia e suculenta.
O Ponto Certo
O tempo de churrasqueamento varia muito devido ao tipo e espessura de carne, à temperatura ambiente e a umidade do ar, à quantidade de calor produzido (carvão, eletrecidade, gás), porém uma coisa é certa: o tempo ideal é obtido após alguns quilos de carne do braseiro. Podemos dar algumas dicas das peças mais consumidas: Picanha malpassada (5 a 6 minutos), ao ponto (8 a 10 minutos) e bem-passada (14 a 16 minutos); Fraldinha ao ponto (15 a 18 minutos); Maminha inteira (20 a 22 minutos); e Costela bovina - peça de 5 a 6 kg - e Cupim (4 a 5 horas).
ASSAR X GRELHAR
Assar envolve peças maiores como um cupim, uma costela, uma leitoa ou um pernil de porco ou cordeiro. Já, o grelhar, vem da cultara da parrilla (churrasco da região dos pampas, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, que por sua vez tem origens nos países hispânicos e portenhos) onde fatias pequenas são expostas em uma grelha para assarem de maneira rápida e eficiênte.
LEMBRANÇA
A araucária é a lembrança que o gaúcho leva consigo dos campos de sua terra.